Broadway in Brasil
Uma das primeiras coisas que pensamos quando vamos para Nova York é qual musical vamos assistir, né? Ou sempre tem alguém (minha avó) que cobra: "Você viu algum musical quando estava lá?". A Broadway é um complexo de 40 salas de teatro em NY, além de mais algumas outras em Londres, que só em 2014 arrecadou U$1.36 bilhões de dólares em ingressos.
A maioria de seus espetáculos são musicais, que, além de terem sido exportados para diversos países, ganharam versões também no cinema, e hoje contriubuem bastante para a disseminação da cultura americana no Brasil e no mundo.
A influência de suas histórias é tão grande que é fácil lembrar de nomes de espetáculos sem nunca termos ido para NYC, ou pior: sem nunca termos assistido nem filme, nem peça, nem nada! É o caso de "Cats", "Chicago", "Rent", "Hair", "Os Miseráveis", entre outros. Estou aqui dando uma de gostosona falando deles sem nunca ter visto. Eu, enquanto uma pessoa que ama musicais e suas tendências, não me orgulho de confessar que existe uma lista vergonhasamente grande de filmes que ainda não assisti, mas saibam que estão todos na minha must watch list. Hoje mesmo vou matar um deles, prometo!
Musicais como "Hairspray" e "Grease", por exemplo, fizeram um sucesso tão grande que ganharam remakes no teatro e no cinema. As trilhas sonoras deles ficaram hiper conhecidas e fazem sucesso até hoje. Além disso, são os meus dois favoritos por mostrarem bem a cultura dos anos 50 e 60, que eu tanto amo. Eles mostram como os jovens rebeldes se comportavam, as danças, os programas de TV, a moda, a passado segregador dos EUA, além de ressaltar o Rockabilly, estilo musical da época.
O que mais impressiona é ver que a "Broadway fever" é tão grande, que seus espetáculos começaram a ganhar versões também em outros países. Aqui no Brasil, uma onda de musicais foram adaptados para o português, com atores nacionais e produções impecáveis. É o caso de "Avenida Q", "Hair", "Hairspray", "Chicago" e "O Rei Leão".
Eu confesso que sou ridícula e só vi o "Avenida Q" (foto acima). Tenho preconceito com coisas adaptadas para o português =(. Sou meio chata, mas é o meu jeitinho! Eu ia ver "Hairspray", mas vocês precisam entender uma coisa: eu amo o John Travolta e fiquei com medo do Edson Celulari ter ficado ruim de Edna e estragar a magia da história pra mim. Então, preferi não ver. Além disso, eu amo as músicas desse filme/peça, ia ser muito chato esperar um "Good Morning Baltimore" e receber um "Bom Dia Baltimore", entende? Sem ofenças, no hard feelings!
Nesta última vez que fui para Nova York eu não assisti nada por falta de cacife. O povo acha a gente rico por ir, mas não sabe das pindaíbas pra economizar dinheiro, dos hot dog de dois dólares que comi mil vezes no almoço pra ter dinheiro pras outras coisas. Os ingressos são caros, muitas vezes custam mais de 100 dólares, não tava podendo. Na primeira vez que fui, em 2010, assisti ao musical "American Idiot", do Green Day. Eu literalmente chorei quando me vi sentadinha em uma das cadeiras de um dos teatros, levei até bronca do guardinha por tirar foto (não pode, gente! Não vá passar vergonnha que nem eu, pelo amor!!!). Foi chato que não vi nenhum clássico, mas sempre amei GD e estava louca para ver a versão Broadway de uma banda punk rock. Mas como eu sei que a vida ainda irá me presentear com muitas idas à Nova York, ainda tenho tempo de ficar em dia com os espetáculos. O primeiro da lista será "O Rei Leão", que todo mundo sabe da fama de ser incrível. Além de todos os outros que é aquilo: o que vier é lucro.
E vocês, contem aí, já foram? Já viram algum filme? Gostam de musical ou tem pavor do povo que começa a cantar do nada? Não aguento essa raiva que o pessoal tem de musical. Seria lindo se do nada a gente começasse a cantar e dançar, eu apoio!