O Trauma dos Nomes
Sabe quando um BBB, que está bombando muito, tem uma super tatuagem no corpo e, para o desgosto dos tatuadores, todo mundo quer copiar? Pois é, o mesmo acontece com nomes de personagens e artistas famosos, que servem de inspiração para pais do mundo todo na hora de escolherem os nomes de seus filhos. Eu tenho pavor de imaginar o que têm por aí, tipo Valdisney, em homenagem ao Walt Disney, sabe?
Aparentemente, esta é uma moda que nunca morre, tanto aqui quanto lá fora. Este ano, cerca de 804 bebês receberam o nome de Anna em homenagem ao filme "Frozen", e outros 537 irão carregar o nome Elsa por toda a vida. Que horror! Por conta do filme do Wolverine, o nome Logan também cresceu consideravalmente em 2014 e 2015, e hoje já são mais de 2.813 mini Logans no mundo.
"Game of Thrones" é o atual e mais puro exemplo de como as pessoas realmente apostam em nomes pavorosos, que marcarão a vida de seus filhos para sempre, só para homenagear um troço que gosta. O nome Arya entrou para a lista dos mais escolhidos esse ano, com 244 babies fadados a explicar eternamente a origem da escolha de seus pais. Além disso, foram registradas 6 Sansa, 9 Daenerys e 53 Khaleesi. Coitadas! Alguns nomes de meninos também foram copiados, como Theon, Tyrion, Bran e Sandor. Achei feio! Skyler e Jesse, ambos da série "Breaking Bad", também entram na lista de nomes que subiram no ranking, junto com Brody, de "Homeland".
Ok que a série é britânica, mas "Downton Abbey" também fez alguns nomes antigos ressurgirem das cinzas no mundo todo, como Edith (456), Cora (206), Violet (754) e Rose (990).
No Brasil, também seguimos a tendência de escolher nomes baseados em artistas, filmes e séries, e eu não tô nem falando dos Uóshitu, Wesley e Jenifer. Este ano, a novela "Império" fez subir de posição os nomes João Lucas, Vicente, Isis, Maria Isis e Enrico. Criatividade mandou um beijo!
Outra coisa que rola muito é copiar nomes de atores de Hollywood, tipo Scarlett (Scarlett Johansson), responsável por ser a inspiração de nome de mais de 2.359 crianças. Mila Kunis inspirou outras 533 mães, além de Reese Witherspoon e Channing Tatum, que também aparecem na lista.
Essa parte eu acho complicada! Se você escolhe homenagear um artista que ainda está vivo, você corre um super risco. Sabe lá como Madonna vai estrar para a história, por exemplo? Vai que dá ruim!
Enfim, cuidado com a breguice! Evitem escolher nomes que vão fazer com que seus filhos odeiem vocês para todo o sempre. Grata!
Uma beija de calor do Rio!