EUA e Seus Feriados Emprestados
Amigos e amigas, black friday está chegando! Aquele dia lindo do ano que vemos nos filmes e séries e que não temos acesso aqui no Brasil. Se você também sofre todo ano, segure a minha mão e vamos enfrentar isso juntos!
Todo ano em novembro depois do Thanksgiving Dinner (jantar de Ação de Graças pra quem não não fez CCAA) a galera corre para as filas das lojas e outlets nos States. Aposto que até você que odeia correr consegue se imaginar perfeitamente fazendo isso:
Essas cenas acabam com a gente mais do que vender a ideia do príncipe encantando, é nisso que Hollywood vacila com quem não tem condições de estar aí comprando passagens e tal (até porque de repente o seu prince charming é o vizinho da esquina de fácil acesso).
Quem nunca quis sair correndo e pisar no primeiro a se estabacar (sempre tem um)? Quem nunca quis renovar o guarda roupa por quase nada? Quem nunca quis comprar sei lá, uma batedeira, não porque você precisa, mas porque ela está ali, linda, barata, quase de graça? Sonhos fúteis, acumuladores e desnecessários, mas que muita gente tem. A polêmica em torno disso é que lá as pessoas saem de um jantar onde agradecem pelo que têm e vão direto consumir alopradamente! Complicado, mas não quero polêmica, então vamos continuar!
O melhor de tudo é a black friday que o Brasil vem tentando emplacar todo ano: tudo pela metade do dobro, do triplo, 14851313615465434348452 do preço e cheia de truques e promoções falsas! É bem legal, retrata beeeeem a ideia da black friday só que ao contrário, num cantinho, de costas e no escuro! Mas que lavagem cerebral sinistra foi essa que os Estados Unidos fizeram com o mundo pra fazer geral querer participar até do calendário de compras deles, e ainda por cima influenciar o mercado aqui no Brasil a promover uma “black boring friday”?
Também temos exemplos de datas comemorativas como Halloween, Valentine’s Day e Ação de Graças. Experimente dar uma passeada pelo seu feed do Facebook para ver se não está lotado de pentelhos postando “Happy Valentine’s Day” ou “Happy Halloween” (aí vem um mais pentelho ainda falando “Aiiin, parann é dia do Saci!”. Muita preguiça, gente! Parabéns pela disposição de todo ano perturbar o post dos outros!)!!
Halloween (Dia das Bruxas… ou do Saci, whatever) é outro feriado que todo mundo queria emprestado! Esse eu queria mesmo, falo logo! Acho legal como as pessoas entram no clima e se fantasiam. Aqui até rolam umas festas temáticas, mas é aquilo, sempre tem um com medo de ser o único fantasiado que acaba indo vestido dele mesmo. Valentine’s Day já é fogo no rabo demais, temos o Dia dos Namorados em junho e já tá bom!
Dia de Ação de Graças, por exemplo, é comemorado nos Estados Unidos e no Canadá para celebrar as boas colheitas do ano. O feriado nacional é comemorado sempre toda quarta quinta-feira de novembro, outono no hemisfério norte (alguns lugares comemoravam na terceira quinta-feira do mês. O motivo você procura depois no Google que isso aqui não é Wikipédia). Essa data foi escolhida por ser exatamente depois que as colheitas foram recolhidas. Já vi muita gente falar que adoraria comemorar aqui no Brasil também. Amor, não estamos nem no outono, sossega! Mas, mais uma vez, acho que as pessoas só falam isso porque estão sempre vendo filmes e séries com famílias e amigos felizes se empanturrando de comida. Para os apressados, calma que o Natal está chegando e não tem academia que conserte os estragos deixados! Pense que pelo menos a gente vai engordar menos comendo só no Natal e suando igual um porco no verão aqui!
Friends foi uma série que mostrou as comemorações de Thanksgiving em todas (ou quase todas) as temporadas, se eu não me engano! Hoje em dia, dez anos depois do último episódio, ainda encontramos listas com os melhores episódios sobre o feriado todo santo ano, tipo essa daqui Buzzfeed . Muito amor <3
Enfim, boa comilança pra quem for comemorar nesta quinta! Boas compras pra quem teve cacife de ir para os Estados Unidos com o dólar alto! E para os que não vão nem comer e nem comprar, é nós!