top of page

Talk Shows no Brasil

Quem está por dentro desse universo do entretenimento sabe que a BBC de Londres é considerada uma das melhores emossioras de TV do mundo. É de lá que saem inpirações de formatos de programas para diversos países. Mas, como já é de se esperar, os Estados Unidos não ficam para trás nesse assunto e têm muitas de suas atrações copiadas aqui no Brasil. Eu já tinha inclusive falado da série "I Love Lucy", de 1951, que inspirou a versão brasileira conhecida como "Alô Doçura", lembram?


Quando falamos de talk shows, podemos facilmente pensar nos americanos e brasileiros que conhecemos e rapidamente as semelhanças começam a aparecer. Esse modelo de programa fez tanto sucesso que ele não só é exibido aqui (em canais fechados), como também foram criadas versões brasileiras com apresentadores e convidados que se aproximam mais da nossa cultura e da nossa realidade.


O exemplo mais recente que temos é a Xuxa com o seu programa na Record, lançado este ano. Para quem conhece a maravilhosa Ellen Degeneres, sabe que Xu é uma cópia sinistra da apresentadora. Mas para quem não sabe, a produção da Record foi até os Estados Unidos para se reunir com a equipe de Ellen e comprar o modelo do seu progama. Ou seja, é tudo é proposital. Só não entendo o motivo dessa decisão, apesar de conhecer e apostar no sucesso de Degeneres! Xuxa já tem dinheiro até o fim da vida, saiu da Rede Globo para ter mais liberdade criativa (além de não terem renovado o contrato dela), e foi fazer algo que já é feito por outra pessoa e que também passa aqui no Brasil (no canal GNT). Estranho, mas ok!


A identidade visual das duas é parecida e Xuxa ainda resolveu que vai se vestir igual a Ellen. Por que, senhor?



Mas olha, sorry! Ellen é maravilhosa, incomparável e dona de um humor impecável! Além de ter feito entrevistas incríveis e fazer Obama e Michelle dançarem sempre! Quem tiver GNT, vale a pena! Para quem não tiver, no canal dela no Youtubesempre tem vídeos com os melhores momentos das entrevistas. Mas aí é aquilo... Se não fez CCAA, já era!


Outro talk show amado pelo público americano e de outros países foi o Oprah Winfrey Show. Saudades! Oprah ganhou um apelo surreal nos EUA e foi um dos maiores programas de televisão de todos os tempos.


Ele ficou no ar de 1986 à 2011, teve mais de 20 temporadas e uma coleção de entrevistas clássicas que ficaram para a história, como aquela feita com Michael Jackson, em 1993, em que a apresentadora visita a casa do cantor e surpreende o público com perguntas polêmicas feitas sempre de maneira delicada.


E aquela entrevista em que Tom Cruise confirma o namoro com Katie Holmes e surta de empolgação no palco? Esse episódio ficou tão conhecido que ganhou sátiras em desenhos e filmes como "Family Guy" e "Todo Mundo em Pânico 4".


Muitos outros aparesentadores também já fizeram sucesso nos Estados Unidos sentados em suas bancadas de talk shows. Recentemente, David Letterman e Jay Leno, dois grandes sucessos deste modelo de entretenimento, anunciaram suas aposentadorias e fizeram começar a dança das cadeiras na TV. Atualmente, as figuras que estão rendendo bastante audiência são Jimmy Kimmel e Jimmy Fallon, que também tem seu programa exibido no GNT aqui no Brasil. Todos eles serviram de espelho para programas brasileiros, como "Programa do Jô", "SS Show", "Bate-Papo com Silveira Sampaio" e, mais recentemente, "The Noite com Danilo Gentili". Os conceitos e padrões desses programas são tão seguidos à risca, que o figurino, as posições dos apresentadores e convidados no palco e até o cenário são semelhantes com as atrações americanas.


Os programas apresentados por homens geralmente tem a noite como tema, já que fazem parte da grade nortuna de suas emissoras. Reza a lenda que os americanos não dormem as 8 horas de sono necessárias por noite por conta dessas atrações. Os apresentadores estão sempre de terno, costumam a ter uma banda tocando ao vivo, o cenário sempre mostra a cidade onde são gravados os episódios e, claro, todos amam uma canequinha em cima da mesa. Clássico! Logicamente, esse modelo também foi copiado aqui no Brasil.


Recentemente, Luciana Giminez também lançou um talk show com um belíssimo nome em inglês: Luciana by Night! É bizarro, porque a maioria do público não vai nem entender a referência, os padrões criados em cima deste modelo de programa, mas eles vão assistir, pode deixar! A própria já afirmou querer seguir este padrão por ser uma receita certa do sucesso.


Apesar de atrair um público muito mais feminino, o cenário de seu programa está mais para Oprah Winfrey Show, ou programas apresentados por homens, e acabou ganhando um ar mais moderno. Ela saiu um pouco do padrão antigo de que programas apresentados por mulheres, e que fala para mulheres, deve ser ambientado em um palco que lembre uma casa, com sofá, plantas, cozinha e um cachorrinho. Bem Ana Maria Braga! Aliás, são programas feitos para donas de casa que não trabalham fora e podem assistir televisão de manhã, uma realidade cada vez menos comum hoje em dia. Então, apesar de ter pavor da Luciana Gimenez, ponto para ela!


Enfim, os talk shows são detalhes que muitos nem se dão conta, mas que certamente contribuem ainda mais para termos cada vez mais essa sensação de viver em uma cultura americanizada. Ao mesmo tempo em que acho que os produtores e roteristas brasileiros poderiam inovar e criar modelos novos e mais parecidos com o seu público, entendo a necessidade das pessoas de continuarem investido em algo que já provou dar certo. Quem nunca fez o mesmo, não é? Então, nada de julgar o amiguinho.


Para quem não viu, temos uma página aqui no blog onde vocês podem mandar mensagens para mim. Mandem uma contando se vocês também curtem este modelo de programa e quais são os seus preferios.


PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page