Assunto de Utilidade Pública
O assunto de hoje é sério! Vamos sentar e conversar uma coisa. Essa semana falei sobre como a língua inglesa entrou para o nosso vocabulário e para a nossa rotina sem pedir licença. Só que, além dessas palavras estarem na internet, nos letreiros das lojas, nas marcas e nos programas de televisão, elas estão também nas roupas que compramos.
Assim como um flamenguista usa a camisa do Flamengo para mostrar para todos que é para este time que ele torce e se identifica, outras roupas também dizem muito sobre sua personalidade e gostos específicos. Se você usa uma blusa de uma determinada banda, as pessoas que passam por você ficam sabendo mais sobre o seu estilo musical, por exemplo. Existe hoje no mercado, tanto em lojas de marcas caras quanto em lojas mais baratas, ou camelôs, uma enorme variedade de blusas com palavras e frases em inglês. A questão é: todas as pessoas que compram essas roupas sabem o que estão levando para casa?
Quando eu era pequena, minha avó, que não fala uma só palavra de inglês, me deu uma blusa rosa com uma frase. Eu não sabia o que significava e usava sempre. Até que um dia meu pai viu e perguntou quem havia me dado aquilo. Estava escrito "Meninos são burros e meninas são inteligentes", ou algo do tipo. Não é tãão absurdo, mas ainda assim não é a melhor frase para sair desfilando por aí. Mas eu, obviamente, ignorei e usei por anos, já que ela era rosa e fresquinha.
Às vezes, me pergunto se as pessoas têm alguma noção do que estão vestindo. Outro dia vi uma senhora de bastante idade com uma blusa "College 96" e outra com uma escrito "Kiss Me". É comum ver roupas com coisas do tipo "Party", "Love", etc, mas nem sempre elas estão de acordo com a vibe, estilo e idade das pessoas. Isso sem contar com os modelos com termos ofensivos ou absurdos. Vamos ver mais alguns exemplos?
É importante repararmos isso para vermos até onde a influência de fora e de outros idiomas estão tomando conta de tudo, inclusive das nossas roupas. É interessante ver como estamos desfilando ideias e conceitos que muitas vezes não temos nem ideia do que se tratam. E, mais uma vez, temos exemplos de como a língua inglesa é mais "valorizada" quando falamos de marcas, moda e entretenimento. Por que os estilistas não botam "Festa", "Amor" ou frase em português ai invés de optarem por uma coisa que muitos não vão entender?
Então, amigos, repassem essa ideia! Antes de comprarem uma roupa para vocês ou para outras pessoas, pesquisem e pensem se essa é a imagem e ideia que vocês querem passar para o mundo. Grata!