Inverno Vs. Verão
Eu não sei vocês, mas eu nunca vi nevar no Natal aqui no Brasil, infelizmente. Apesar de termos que passar por um frio sinistro para ver neve nesta época do ano, ainda acho melhor do que sentir o suor daquela tia que a gente nunca vê na hora de dar o abracinho, né? Mas, mais uma vez, a gigantesca fábrica de manipulação de cérebros, Hollywood, conseguiu implantar esta ideia em nossas cabeças. Eu passei a minha vida inteira sonhando com um fim de ano no frio. Confesso que para o Réveillon eu prefiro um calorzinho (nada demais, não é pra se empolgar também), mas já espero ansiosamente pelo dia em que passarei mais um Natal de casaco.
Como vocês deve ter percebido, essa palhaçada de verão começou nesta madrugada e já está acabando com a minha saúde mental. Vou morrer sem entender como alguém pode gostar de passar um calor desse, sério mesmo! Mas, enquanto fazemos sauna diariamente por uns quatro meses, a galera do hemisfério norte está toda trabalhada nos casacos, nos looks arrumados, arzinho saindo da boca e ugly sweaters. (Para quem não sabe, ugly sweater é aquele casaquinho bem tosquinho, com desenhos de coisas relacionadas ao Natal. Vocês com certeza já viram em filmes e séries. Faz o maior sucesso lá fora e tem até festas com esse tema e todo tem que ir vestindo um!)
O fato é que com todos os filmes de Natal, acabamos associando esta época do ano ao frio mesmo sem nem chegar perto de vivenciar isso. Em primeiro lugar, o Papai Noel usa uma roupa tão quente que nem no nosso inverno daria para ser usada aqui. Em segundo lugar, a quantidade e variedade de enfeites com neve, com esse tema meio Winter Wonderland, é enorme. Eu, por exemplo, passei anos tendo uma árvore de Natal branca, tipo "Ui, super nevou em Cabo Frio"! Até os americanos são influenciados por eles mesmos. Em um desses vlogs de família que assisto, os pais, que moram na Califórnia onde não neva nessa época do ano, colocaram neve falsa nos enfeites natalinos deles. Quer dizer, brabeira! Outra coisa que encontramos muito aqui também é aquele que o Papai Noel está pendurado na cordinha, como se estivesse descendo pela chaminé! Belo sonho da gente de precisar de lareiras e ter chaminés pra ele largar nossos presentes lá! Ainda mais em dezembro. Coitados...
As árvores de Natal que compramos no Brasil são aquelas tipo imitando pinheiros. Lá fora, muitas famílias compram o pinheiro mesmo, sabe? Ficam com a casa cheirando a planta e tudo. Como não temos isso aqui com tanta abundância, resolvemos fazer a versão "monta e desmonta" de um pinheiro. Ninguém pensou em usar sei lá, uma samambaia?
Enfim, esse post foi feito pra mim, sabe? Na verdade, eu sempre terei essa coisa de querer um Natalzinho no frio, e vou sempre passar janeiro invejando quem está na neve enquanto eu fico com a coxa colada no banco do ônibus aqui no Rio de Janeiro. Não tem jeito! E nós vamos continuar decorando nossas casas nesta época do ano como se não fossemos brasileiros. Maravilha!
Para quem gosta de verão, aproveite! Para quem está sofrendo como eu, boa sorte! E para quem tem piscina, me chame, por favor!
Uma beija quase natalina!